Café Verde ou Green Cofee

Nome científico: Coffea robusta L.

Sinonímia científica: Coffea canephora var. Robusta (L. Linden) A. Chev.
Nome popular: café verde, café robusta, green coffe extrato seco.

Família: Rubiaceae

Parte Utilizada: Sementes.

Composição Química: cafeína, teobromina teofilina, taninos e flavonóides (antioxidantes)e o ácido clorogênico, onde se destaca o ácido 5 cafeoilquínico.

 

As plantas de C. canephora são arbustos multicaules, seu desenvolvimento inicial é mais lento que o de C. arabica, mas na maturidade apresentam copas mais desenvolvidas e de maior porte, apresentando a seguinte descrição morfológica geral: raiz forte, bastante extensa e absorve efetivamente os nutrientes e a água do solo, o que torna a planta mais tolerante aos nutrientes e à escassez de água. 

As folhas são maiores que as das variedades Arábica, cor verde menos intensa, nervuras visíveis, bordas elípticas, lanceoladas e onduladas. As flores são brancas, maiores, são muitas por inflorescência e axila das folhas, com 5 a 8 lóbulos na flor, com igual número de estames fixados na base. 

Os frutos podem variar em tamanho, de pequenos a grandes, redondos ou longos de acordo com o formato e a cor, que geralmente vai do vermelho claro ao profundo, sendo o amarelo muito raro.

Os grãos de café Robusta tendem a ser menores, pesam mais e têm menos casca do que os grãos de café Arábica. 

Indicações e ação farmacológica: 

Poderoso antioxidante, combate a gordura corporal, previne a gordura no fígado, Influencia o humor, combate a apatia e a depressão, reduz a pressão arterial, bloqueia a atividade do neurotransmissor responsável por adormecer, estimulando assim a atenção, aumenta o metabolismo, relaxa a musculatura lisa brônquica, biliar, digestiva e vascular, estimula o sistema nervoso central e a diurese, atividade anticancerígena e efeitos benéficos nas doenças cardiovasculares, esta última propriedade se deve às suas propriedades antioxidantes. 

Reduz a absorção de açúcares (glicose) do intestino, regula o açúcar no sangue e, assim, evita o acúmulo de gordura corporal e promove a liberação e quebra de triglicerídeos do tecido adiposo. Ao reduzir a absorção de açúcares, obriga o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura armazenada. Esta é a estratégia do café verde para perda de peso. 

O Coffea Robusta contém cerca de 2% de cafeína. Sua atividade está associada ao aumento da taxa metabólica; relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, vias biliares, trato digestivo e vasos sanguíneos; estimulação do sistema nervoso central e diurese. Um composto muito importante, a trigonelina, é uma N-metilbetaína com efeitos no sistema nervoso central, na secreção biliar e na motilidade intestinal. 

Durante a torra, além dos pirróis e das piridinas, importantes para o aroma do café, forma-se o ácido nicotínico (niacina), importante para o metabolismo humano por ser o precursor das coenzimas NAD e NADP, presentes em diversas oxidações. . reações . . A concentração de trigonelina pode chegar a 20 mg em 100 g de café torrado. Reduz a gordura corporal.

Benefícios: 

Estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogénico no café verde podem reduzir a deposição de gordura nas células  e em comparação com o café torrado, tem um excelente efeito na prevenção do peso. 

Além disso, certos compostos deste extrato (ácido feruloilquínico e ácido neoclorogênico) aumentam a atividade da enzima responsável pela oxidação das gorduras no fígado. Portanto, o extrato de café verde pode ser usado para prevenir a gordura no fígado.

Efeito antidiabético: Existem estudos que mostram que o ácido clorogênico, especialmente o ácido 5 cafeoilquínico, reduz a absorção de açúcares (glicose) do intestino, regula o açúcar no sangue e, assim, evita a deposição de gordura no corpo. Promove a liberação e quebra de triglicerídeos do tecido adiposo.

Toxicidade/Contra-indicações:

 Contra-indicado em pessoas que sofrem de ansiedade ou nervosismo, hipertiroidismo, gastrite crónica e úlceras duodenais, e crianças, especialmente se sofrem de hiperatividade.